Compartilhar nas Redes Sociais
Eletricista consertando uma tomada
A Aposentadoria Especial é a mais vantajosa para os eletricistas

Você sabia que alguns profissionais têm direito a se aposentar com um menor tempo de contribuição e com um salário maior? Isso acontece na aposentadoria do eletricista.

Isso mesmo, trata-se da Aposentadoria Especial (saiba mais), que nada mais é que um benefício do INSS cujo objetivo é proteger o trabalhador que tem contato com agentes agressivos prejudiciais à sua saúde ou à integridade física.

Se você não sabia, não se preocupe, pois sabemos que temos muitas coisas que o INSS não conta para você sobre a sua aposentadoria. Mas não se preocupe! pois é exatamente isso que nós vamos fazer.

Sem muito esforço podemos ver que o INSS pode cometer falhas, em função da grande demanda. Esses equívocos, fazem você perder DINHEIRO E TEMPO, mas como evitar que isso aconteça com você?

Com as dicas que vamos compartilhar aqui você vai evitar muita dor de cabeça. E o melhor você pode antecipar a sua aposentadoria e ainda receber o melhor benefício possível.

Você deve estar pensando que isso é balela não é mesmo?

Te convido a ler este artigo até o final e ver com seus próprios olhos que o que estamos falando é a mais pura verdade.

Qual a aposentadoria mais vantajosa para o eletricista?

Antes responder esta pergunta, vamos entender quais os tipos de aposentadorias atualmente são previstos.

A lei que esta em vigor atualmente prevê os seguintes tipos de aposentadorias para os trabalhadores urbanos.

Aposentadoria por idade

De forma bem simplificada podemos dizer que é o benefício concedido a pessoa que possui, no mínimo, 15 anos de contribuição. E que tenha 60 anos completos, para mulheres, e 65 anos para os homens.

Aposentadoria por tempo de Contribuição

Também de forma bem simplificada podemos dizer que é o benefício concedido a pessoa que completa 35 anos de contribuição, para os homens, e 30 anos para as mulheres.

Aposentadoria Especial

A Aposentadoria especial é uma modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição. Nela há redução do tempo de trabalho necessário para se aposentar como uma forma de “compensação”. Para o trabalhador que desempenhou suas atividades durante todo o período exposto a agentes prejudiciais a sua saúde.

Perceba que para cada tipo de aposentadoria é preciso preencher alguns requisitos para garantir a concessão deste benefício.

Agora é que entra a boa notícia. Você sabia que o eletricista tem direito a aposentadoria especial. Sendo esta a aposentadoria mais vantajosa para você que trabalha exposto a redes de alta tensão.

No caso da aposentadoria especial do eletricitário o trabalhador que comprovar que exerceu suas atividades exposto a eletricidade acima de 250 volts, por 25 anos, tem direito a aposentadoria especial.

Então você eletricista pode requerer sua aposentadoria aos 25 anos de atividade, ou seja, 5 anos antes para as mulheres e 10 anos antes para os homens. Quando comparado com a aposentadoria por tempo de contribuição comum.

Além da redução no tempo de contribuição a aposentadoria especial para o eletricista tem outras vantagens, são estas:

Tempo de contribuição reduzido

Conforme já mencionado o tempo de contribuição é de 25 anos em atividade (clique aqui) que exponha o eletricista/eletricitário a atividade de risco.

Não existe idade mínima

Essa dúvida é bem recorrente aqui no escritório, já que para aposentadoria comum a idade do segurado interfere diretamente na possibilidade ou não de obter a aposentadoria.

Já que no caso da aposentadoria por idade, esta é requisito indispensável, ou seja, se o segurado não tiver a idade mínima exigida por lei não terá direito a aposentadoria.

Assim como na aposentadoria por tempo de contribuição a idade influencia diretamente no valor da aposentadoria a ser recebida. Na medida que quanto mais nova a pessoa for menor vai ser o valor da sua aposentadoria.
O que muitas vezes obriga a pessoa adiar a tão sonhada aposentadoria para tentar melhorar o valor do benefício. Optando então por continuar trabalhando para mais alguns anos.

O que não acontece na aposentadoria especial do eletricista/ eletricitário. Já que o que importa neste tipo de aposentadoria é o tempo trabalho em atividade que exponha o trabalhador a redes de alta tensão.

Sendo assim, se você completou 25 anos de atividade em redes de alta tensão, acima de 250 volts. Isso independente da sua idade você terá direito a aposentadoria especial.

Não se aplica o fator previdenciário

Ao contrário do que acontece na aposentadoria comum. Em que quanto mais cedo o segurado se aposentar, menor será o valor recebido.

Na aposentadoria especial do eletricista não haverá essa redução de valor. Uma vez que não seja aplicado o chamado fator previdenciário, que é o que reduz o valor da aposentadoria.

Portanto, o valor da aposentadoria será mantido de forma integral, respeitando o cálculo elabora pelo INSS. Isso com base nas contribuições previdenciárias do segurado, sem aplicar nenhum tipo de redução.

Para saber quais provas você precisa para se aposentar mais cedo (clique aqui)

Você é eletricista e ficou curioso para saber como garantir a sua aposentadoria especial?

É preciso que você fique atento a alguns pontos importante para garantir sua aposentadoria especial.

A comprovação do exercício de atividade especial é um destes pontos importante.

É preciso providenciar os documentos necessários junto a empresa para comprovar o trabalho em atividade especial.

Este documento chamado de PPP (perfil profissiográfico previdenciário) é fornecido pelas empresas nas quais você trabalhou. Sendo documento fundamental para comprovar as condições de trabalho.

Se você trabalhou como eletricista antes de 1995, em relação a este período basta a carteira de trabalho profissional devidamente assinada para comprovar o exercício da atividade.

Estes são os principais pontos que você deve prestar atenção para não deixar a sua aposentadoria especial escapar.

Então, qual o segredo para o eletricista alcançar a aposentadoria especial

Para o eletricista alcançar a aposentadoria com 25 anos de serviço, deverá o trabalhador ter realizado suas atividades de forma contínua e ininterrupta nesta atividade.

Assim, com os documentos necessários poderá requerer sua aposentadoria, independente da sua idade.

A Aposentadoria Especial é uma forma de compensar o trabalhador que labora( trabalha) em condições que prejudiquem a sua saúde ou integridade física. Conferindo a este a aposentadoria com menor tempo de contribuição.

Sendo este o principal motivo pelo qual a Aposentadoria Especial não se submete ao fator previdenciário. O que explica o fato do valor da aposentadoria concedida ser o valor integral, pois não sofrerá a incidência de fator previdenciário.

Deste modo podemos analisar o seguinte exemplo:

Um eletricista que começou a contribuir para o INSS com 24 anos. Sem interrupção, poderá aos 49 anos de idade se aposentar sem que o valor da sua aposentadoria seja reduzido pelo fato previdenciário.

Ainda que sua expectativa de vida seja em média 76 anos de idade. O que reduziria muito o valor da sua aposentadoria, pois como já mencionado. Quando mais novo o segurado for menor será o valor da sua aposentadoria. Neste caso o valor da aposentadoria por ser especial NÃO vai sofrer nenhuma redução.

O que sem dúvida é uma grande vantagem para o segurado, por isso, tenha cuidado de buscar orientações corretas com especialistas que atuam no direito previdenciário. Pois, o índice de pedidos de Aposentadoria Especial do eletricista negados pelo INSS é bem elevado.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Clique no botão abaixo e baixe agora o nosso Ebook sobre a Aposentadoria Especial dos Eletricistas!

Qual aposentadoria mais vantajosa para o eletricista?

3 ideias sobre “Qual aposentadoria mais vantajosa para o eletricista?

  • Avatar
    22 de novembro de 2018 em 07:51
    Permalink

    O período de registro como aprendiz de manutenção elétrica industrial, entra na conta dos 25 anos de contribuição?

    Resposta
  • Avatar
    22 de novembro de 2018 em 15:23
    Permalink

    Já dei entrada e estou esperando desde junho deste ano administrativo e sou profissional de instalações iniciei como eletricista sou eletrotécnico desde 2011 trabalho como encarregado porém tive problemas com as empresas quanto á Sinatra de empregado vc é de onde como pode me orientar

    Resposta
  • Avatar
    26 de novembro de 2018 em 15:18
    Permalink

    Enviar explicação mais detalhadas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× QUERO AJUDA ESPECIALIZADA