Compartilhar nas Redes Sociais

Dois montes de papéis, estilo processos, amarrados com cordões em uma sala escura

Quais são as provas para aposentadoria do eletricista? Se você é eletricista e pensa em se aposentar de forma especial, você precisa responder essa pergunta. Tenho certeza que esse texto irá te ajudar muito.

Você sabia que o eletricista tem direito a aposentadoria especial, correto? Saiba mais neste link.

Clique aqui e baixe o guia prático sobre a aposentadoria especial do eletricista

Quero dividir com você uma história que acontece inúmeras vezes, talvez você possa se identificar ou então conhecer alguém que já passou por esta situação.

Muitos eletricistas nos procuram para dar entrada no pedido de aposentadoria. Sem as provas necessárias para a aposentadoria do eletricista.

E a primeira pergunta que precisamos fazer é: Você tem os documentos para comprovar o período trabalhado em atividade especial?

Neste momento acontece o inesperado, o cliente trava e pergunta, como assim? quais documentos?

É muito comum acontecer isso, sabe por quê? Nenhuma empresa ou mesmo o INSS, orienta você sobre quais os documentos necessários para comprovar que você efetivamente trabalhou em atividade especial.

O que gera muitos transtornos na hora de dar entrada no pedido da sua tão sonhada aposentadoria.

Por isso é muito importante que você saiba quais são os documentos que você vai precisar na hora de se aposentar.

O INSS é muito mais rigoroso ao analisar os pedidos de aposentadoria especial, pois a aposentadoria especial é a mais vantajosa.

Além disso, a comprovação de atividade especial, após abril de 1995 ficou mais difícil, exigindo provas mais contundentes e técnicas da exposição a agentes insalubres.

Nós escrevemos um post detalhando todos os documentos que você precisa para comprovar o tempo de trabalho em atividade especial, basta clicar neste link para ter acesso.

Se você acompanha nossos posts já deve saber que duas das provas mais importantes para a comprovação das atividades especiais são:

  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário e
  • LTCAT – Laudo Técnico de Condições de Ambiente de Trabalho.

Se você tiver estes documentos, tudo fica mais fácil.

Mas eu não tenho os documentos e agora?

Calma! Não se desespere antes de ler este post até o final. Não desista da sua aposentadoria só porque você não tem os documentos.

Vamos te explicar o que pode ser feito, e você vai seguir este passo a passo para conseguir estes documentos.

O primeiro caminho, e o mais fácil, é buscar estes documentos nas empresas que você trabalhou, a empresa é obrigada a fornecer estes laudos. Ou seja, as provas para a aposentadoria aposentadoria do eletricista.

De que forma você pode fazer esta solicitação:

  • Pessoalmente no RH da empresa, entregando o pedido formalizado e solicitando que a empresa assine a ciência da solicitação;
  • Solicitação através do e-mail;
  • Enviar uma correspondência com AR para a empresa, solicitando PPP ou LTCAT;

É muito importante que a solicitação não seja realizada somente de forma verbal, vou te explicar porque.

Se você não conseguir os laudos (PPP ou LTCAT), vai ser preciso comprovar para o juiz que você tentou de todas as formas conseguir as provas necessárias para reconhecimento da atividade especial, mas não foi possível.

Se você não fizer isso, as possibilidades de comprovar o trabalho em atividade especial são extremamente baixas.

 Clique no botão abaixo para baixar o guia prático e saber tudo sobre a aposentadoria especial do eletricista!

Já que o juiz pode indeferir qualquer pedido de perícia ou intimação da empresa para que apresente os documentos. O que pode levar o  processo à total improcedência, ou seja, seu pedido de aposentadoria ir por água abaixo.

Mas se você seguir estes passos para buscar os laudos, mesmo que não consiga os documentos junto as empresas, a sua aposentadoria especial não esta perdida.

Como falamos anteriormente, e importante comprovar a tentativa de conseguir os documentos. E juntamente com esta comprovação você pode juntar documentos utilizados por terceiros.

Vou te explicar como:

Você pode buscar junto a ex-colegas de trabalho, que tenham se aposentado, os documentos que eles utilizaram para comprovar a atividade insalubre. Estes documentos podem ser utilizados no processo.

Este mesmo colega por ser indicado no processo como testemunha, isso vai ajudar também. Pois a testemunha pode ajudar a comprovar o período de trabalho em atividade especial.

Se você seguir este passo a passo para conseguir os documentos que serão utilizados de prova para seu pedido de aposentadoria especial, tenha certeza que sua chance de conseguir a sua aposentadoria é muito maior.

Um pedido de aposentadoria bem estruturado é 50% do caminho. Não adianta só ter o direito se você não conseguir demonstrar ele no processo.

Mas não pense que é o fim do mundo não ter os documentos. Como você viu, mesmo sem ter a documentação é possível conseguir a aposentadoria especial. Basta seguir este passo a passo.

Dica extra, esta dica é muito importante e pode facilitar a sua vida.

Sempre que você encerrar o contrato de trabalho com alguma empresa, solicite junto ao RH os laudos (PPP ou LTCAT). Além de ser um dever da empresa fornecer estes laudos, eles são extremamente importantes para sua aposentadoria.

Eles são o seu atalho para a tão sonhada aposentadoria.

Por isso é sempre fundamental ter estes documentos de todas as empresas que você trabalhar em atividade especial como eletricista.

Gostou do nosso post? Clica no botão abaixo para baixar o e-book que preparamos para você.

O que fazer quando faltam provas para aposentadoria do eletricista?

4 ideias sobre “O que fazer quando faltam provas para aposentadoria do eletricista?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× CONTATO DIRETO