Compartilhar nas Redes Sociais

Hoje vamos falar sobre a aposentadoria especial do eletricista (clique para saber mais).

Muitos trabalhadores tem dúvidas sobre a aposentadoria especial. Realmente ela é mais complexa do que a aposentadoria comum.

A aposentadoria especial é um benefício muito vantajoso para o trabalhador, e muitos trabalhadores tem este direito e não sabem.

Por isso te convido a ler este artigo até o final, tenho certeza que vai te ajudar muito.

A Aposentadoria especial por ser mais vantajosa é também bem difícil de ser concedida pelo INSS. É a aposentadoria que tem um índice de indeferimento maior no INSS.

Por que a aposentadoria especial é tão vantajosa?

  • O Valor do benefício é integra, ou seja, 100% do valor sem redução pelo fator previdenciário;
  • Menos tempo de contribuição, apenas 25 anos;

A aposentadoria especial é concedida para o trabalhador que esteve exposto a agentes prejudiciais a sua saúde.

O grande problema é que o INSS só considera agentes prejudiciais os agentes insalubres, como por exemplo: os agentes químicos, físicos e biológicos.

Já a periculosidade não entra neste rol de agentes nocivos.

E como sabemos o eletricista não trabalha exposto a estes tipo de agentes, por este motivo o eletricista dificilmente vai conseguir a aposentadoria especial de forma administrativa, ou seja, no balcão do INSS.

O eletricista trabalha exposto a redes de alta tensão, assim o agente nocivo que atinge este trabalhador é a eletricidade, um agente periculoso.

Periculosidade é a característica das atividades consideradas legalmente perigosas à vida e à integridade física do trabalhador.

Assim, mesmo que o INSS não conceda o pedido de aposentadoria especial é possível entrar com uma ação judicial para ver o período exposto a agentes periculosos reconhecido como tempo especial.

Dica extra sobre o pedido de aposentadoria especial:

Mesmo que o INSS  não reconheça o período de trabalho como eletricista para fins de aposentadoria especial. É muito importante apresentar toda a documentação correta quando você for dar entrada no pedido de aposentadoria especial.

Quais os documentos que fazem a comprovação do trabalho em condição especial?

Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Criamos para você um Guia de Provas especial onde EXPLICAMOS PASSO A PASSO TUDO QUE VOCÊ PREVISA SABER PARA TER A SUA MELHOR APOSENTADORIA.

Se o INSS negar meu pedido de aposentadoria especial (clique para ver mais)  Tenho chance de conseguir me aposentar judicial?

Se você seguir esta dica e apresentar os documentos necessários no pedido administrativo, as chances de conseguir a sua aposentadoria especial SÃO MUITO GRANDES.

As decisões judiciais em sua grande maioria entendem que a periculosidade uma vez comprovada garante ao trabalhador o direito a AO MELHOR BENEFÍCIO, que neste caso é a APOSENTADORIA ESPECIAL.

Gostou do nosso post? Clica no botão abaixo para baixar o e-book que preparamos para você.

Aposentadoria especial do eletricista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *